segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VOCAÇÃO CRISTÃ.

A vocação do professor da EBD"O CHAMADO DE DEUS"
"Deus ilumina os olhos do nosso entendimento, para que saibamos qual é a esperança da nossa vocação e quais as riquesas da glória  da herança de Jesus para os santos." (Ef.1.18).
     
       Profeta Isaias: Isaias era um profeta messiânico.
Israel tinha acabado de ser destruída pelos Assírios. E quando Isaías estava ainda moço, a Assíria levou ao cativeiro a população da parte do Norte de Israel. E Isaías presenciou muitas ameaças do povo da Assíria.
Então mediante a oração de Isaías e os conselhos dele foi que Jerusalém foi liberta.
Isaías:40.3-5. Deus por intermédio do profeta Isaías enviou uma mensagem de consolo a respeito da volta do cativeiro.

                       DEUS CONSOLA O POVO.
O povo estava desanimado e eles tinham um conseito pequeno de Deus mas o profeta Isaías lembrou-lhes a grandesa do Senhor. "Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o Senhor,  o criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fadiga? Não se pode esquadrilhar o seu entendimento." ( Is..40.28 ).
A maior força humana é insuficiênte sem Deus, para enfrenta os desafios da vida. Deus o todo poderoso criador,da forças. "Os jovens se cansam e se fadigam, os moços de exaustos caem, mais os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como as àguias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam." ( Is. 40.30-31).
"Renovam" sig. "Trocam", mais para termos o renovo do Senhor precisamos, obedecê-lo e dar ouvido a sua palavra, e era isso que o povo de Israel tinha que fazer buscar ao Senhor. "Faz  forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor."

                     RESULTDADO DO CONSOLO DE DEUS.
O povo do senhor recuperou a tranqüilidade ao saber que Deus não os havia abandonado nem desistido deles. A eleição do povo de Deus ainda permanece. Ser um servo de Deus significa pertencer ao senhor e prestar obediência a Ele. O servo do Senhor não há razão para temer porque o Senhor provê segurança e proteção aqueles que lhes pertence. (Is.41.10,13-14).
O Senhor pôe seu Espirito sobre o servo para o equipá-lo para o ministério. (Is.42.1-4). Esse servo tinha a missão de levas a justiça aos gentios, a toda terra. O servo tinha que cumprir o propósito de Deus com paciência e gentileza. (vs.2-3). O servo deve ser a luz para os gentios. (vs.6 ).
Desde então a obra do senhor não para, Deus chamou e chama homens e mulheres para a sua obra.

                   O SENH0R TEM UM PLANO PARA O SEU POVO.
Embora o povo do Senhor não tenha passado pelo fogo da disciplina, para purificar toda a escória, ainda assim Deus não desistiu deles. se eles ao menos obedecessem ao Senhor, encontrariam paz como um rio de justiça, com as incenssantes ondas do mar. (Is.48.18). Da mesma forma que o Senhor tirou o seu povo do Egito Ele  os tiraria da Babilônia em um novo êxodo.
O Senhor, realmente, escolheu Israel para ser instrumento  e torná-lo, conhecido em todo o mundo, para levarem a mensagem da salvação do Senhor para os gentios, e assim se estende até hoje Deus nos chama "Vós, porém sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de procramardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."(1Pe.2.9).
A salvação preparada para o mundo perdido nasceu no coraçao de Deus. Na plenitude dos tempos Deus enviou seu filho, nascido de mulher. A salvação é recebida atrvés do arrependimento dos pecados  diante da fé em Cristo. Pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo de Deus. Todo o homem precisa de um salvador pois o homem não pode salvar a sí mesmo (lc.17.33)

                  O PPROPÓSITO DE DEUS.
Somente podemos compriender os planos e os métodos de Deus para a salvação (Rm.13.11) atraves de um estudo das escrituras (2Tm.3.15).
O propósito de Deus é que o homem chegue ao conhecimento da salvação. Mas somente quem pode entender e chegar ao conhecimento da salvação quem conhecer e quizer se livrar da escravisão do pecado.
Deus tem só um plano de salvação, isso não quer dizer que Deus age de um só modo (Hb 1.1), ou seja Deus tem só um plano, mas dentro deste plano existem vários métodos. Os métodos são as estratégia de Deus. Deus providenciou uma salvação ao homem, com as alianças entre Ele e o homem.
São oito aliança a saber:
 1-Edêmica: (Gn 2.16); 2-Adâmica:(Gn 3.15):
3-Noética:(Gn 9.16); 4-Abraâmica: (Gn 12.12);
5-Mosaica: (Êx 19.5); 6-Palestiana: (Dt30.3);
7-Davítica: (2Sm 7.16); 8-Nova aliança: (Hb 8.8).

CRISTO NOVA ALIANÇA.(2 co.3)
A obra de Cristo é a coluna central do plano de Deus para a redenção, é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus, a qual deus nos habilitou para sermos ministro de uma nova aliança, não de letra mais de espirito, porque a letra mata mais o espírito vivifica.
Por isso Deus te chama, vocação é o ato de graça pelo qual Deus convida os homens, atrvés de Sua Palavra, a aceitarem pela fé a salvação proviniente por cristo.

Graça e paz.
Maria Isabel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário