domingo, 27 de novembro de 2011

A LIBERTAÇÃO . SERVIDÃO NO EGITO. (ÊXODO 1-15.21).

ÊXODO.1- Servidão no Egito.

São estes os nomes do filhos de Israel que entraram com Jocó no egito; cada um entrou com sua família:RÚBEN,SIMÃO, LEVI e JUDÁ, ISSACAR, ZEBULOM e BENJAMIM, DÃ, NAFTALI, GADE e ASER.

Transcorreram trezentos anos desde a morte de José. Os 70 hebreus que se haviam se multipliado foram muito fecundos, do Rio Nilo multiplicaram-se em centenas de milhares.
Mas o povo Israelita, outrora objeto do favor de Faraó, é agora escravo temido e odiado do rei egipcio. Entretanto, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José.
A cituação política mudou radicalmente no Egito . Os Hecsos, o povo que havia ocupado o país durante dois séculos, foram expulsos e, o alto Egito e o Baixo egito voltaram a unifircar-se.

O Egito chegou ao apogeu do seu poderiomilitar e se inicia um grnde progroma de construção  de cidade depósitos.
Uma nova família faraó assenta-se no trono egípcio e os serviços que José  ao Egito constitui-se em  apenas uma modesta lembrança do regime odiado que desapareceu
Não há gratidão para os Hebreus nos corações dos egípicios.

" Veêm com alarme o assombroso e sobrenatural crescimento da populção Israelita.Converte-se-ia Gósen em uma vice cidade para comquistadores e estrangeiros?" Pensou Faraó.
Pois Faraó não queria que os Israelitas se retirassem, então os obrigou a servir como escravos pois nesse modo ele conseguiria dominá-los em números; ao mesmo tempo seria últil para realizar  a construção de obras públicas. Faraó organiza os hebreus em grupos sob a direção de capatazes para tirar barro e fazer tijolos, construir edifícios, canais e preparar fossos para  a irrigação.

Porque Deus permitiu que seu povo fosse tão cruelmente oprimido?
 Queria que nascesse neles o desejo de sair do Egito.

É provável que os Israelitas estivessem tão contentes em Gósen que  havia se esquecido o concerto Abraâmico pelo qual Deus lhes havia prometido a terra prometia "Canaâ". Além disso , alguns dos Israelitas, apezar de viver em Gósen separados dos Egípcios, começaram a praticar idolatria (js.24.14)" Agora, pois,temei ao Senhor e servi-o com integridade; deitai fora os deuses que seus pais serviram dalém do Eufratese no Egito e srvi ao Senhor."

TÃO GRANDE FOI A DECADÊNCIA ESPIRÍTUAL DE ISRAEL QUE O EGITO SE CONVERTEU EM SÍMBOLO DO MUNDO E OS ISRAELITAS CHEGARAM A REPRESENTAR O HOMEM NÃO REGENERADO. ERA PRECISO  ALGO DRÁSTICO PARA  SACUDI-LOS A FIM DE QUE DESEJASSEM RETORNAR A TERRA PROMETIDA.

O PLANO DE DEUS* O PLANO DE FARAÓ. 

Não abstante Deus frusta os planos de faraó, pois ele tente inultimente, impidir os planos da pramessa divina de numerosa descendência, submetendo os Israelitas a trabalhos forçados (Êx.11-14), depois ordenando o extermínio dos meninos (Êx.16-22).

Quanto mais os Egipicios oprimem aos hebreus, tanto mais se multiplicam e crescem. A progidiosa multiplicação dos descendentes de Jacó no Egito é uma confirmação clara da promessa feita aos patriarcas (Gn.28,3)" Deus Todo - Poderoso te abênçoe, e tefaça fecundo, e te multipliquepara que venhas a ser uma multidão de povos." que se cumpre.

A tentativa de exterminar os hebreus matando os recém nascido  do sexo masculino, nos faz lembrar em Belém (Mt.2.16-18) foi o entento de satanás ouzar frustar o plano de Deus de proporcionar a promessa de um libertador.

O s egípcios pouparam a vida das meninas pensanda que elas se casariam com os egípcios e assim sperderiam sua identidade racional. Acituação do israelitas tornou-se grave. Para sobreviver com a raça necessitaria de um libertador.
O rei não saberia se o seu plano daria certo deram essa ordem para as parteira. As parteira porém arriscaram a sua própria segurança recusando-se de matar as crianças, poque reverenciavam o verdadeiro Deus.

O nascimento de moisés (Êx.2)

Mais como Deus sempre prevalece, a própria filha de Faraó ironicamente contribuiu para prejudicar o plano do pai. Ela se banhava quando foi encontrado um bebê e então ela mesmo sabendo que ele era hebreu ficou atraída  pelo bebê, apesar do decreto do seu pai. 

Estando Moisés com quase 40 anos  quando se concientizou da injustiça que estava sendo cometida com o seu povo e entrou em ação para tentar livrar do obressão o seu povo, Moisés mata um egipcio e foge(Êx.2.11-22).
Moisés foi criado com todas as vantagens da realeza egipcias. Sem dúvida , vestia-se,falava e agia como um egipcio.

Deus fala com Mosés em meio da sarça ardente.(Êx.3)

E apascentava Moisés as ovlhas de seu sogro Jetro,levando o rebanho para o lda ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.(Êx.3), também chamado monte sinai. Então o anjo do Senhor apareceu num meio de uma sarça ardente: Moisés olhou, ei que a sarça no fogo não se consumia Deus fala com Maisés Êx.3.7-22. Para ir após Ele para tirar o povo do egito.


É assim nos dias de hoje Deus procura servos ou servos dispostos a levarem a mensagem  Dele por toda a terra para que a sua promessa se cumpra, Jesus está voltando, cuide do que tens para que ninguém possa roubar a sua coroa. Assim como Deus estava com Moisés assim Ele está conosco, não devemos temer o que possa nos fazer o homem mais sim devemos temer somente a Deus pois Ele é o Fôlego da vida.

Por esses dias tive a noticia que eu estou com peneumonia, fique um pouco abatida mais não desruida por que tenho a fé de Deus no meu coração crendo que Ele pode fazer muito mais pela minha vida pois a minha vida é de Deus. Saiba que quando nós perdemos o foco  do chamado de Deus, Ele nos prova para que possamos voltar na direção certa as vezes nós pensamos que estamos certos mais é Deus que sabe o nosso futuro, creia nisso, na vida não é só mel e sim fél, mais no final temos tudo em dobro, principalmente a paz de Deus. Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.
Graça e paz : Maria Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário