terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NOÉ - O HOMEM QUE OBEDECEU A DEUS.


                          "E abênçoou Deus a Noé e a seus filhos e disse-lhes:
                            Fritificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra." Gn9.1.
A história da arca de Noé, de acordo com os capítulos 6-9 de gênises começa com Deus observando a terra o  mau comportamento da humanidade e decidido em inundar a terra e destruir todo a vida.
 Porém, Deus encontrou um bom homem, Noé.

Nome: Noé                                                        
significada: "descanso"                                      
Avô: Matusalém
Mãe: Não se sabe.
Pai: Lameque.
Esposa: Naamá.
Sogro: Lamec.
Irmãos: Não se sabe.
Filhos: Sem, Cam e Jafé.
Local de nascimento: Mesopotânia.
Tempo de vida: 950 anos.
Local da morte:Turquia, monte Ararat.

A mulher de Noé:Naamá (cheia de beleza) uma mulher cananita proveniente da descendência de Caim sendo irmã de Tubalcaim que era filho de lameque, por ter sido considerada de menor importância, seu nome não vem mencionado no Pentateuco, na história de Noé.
No livro de Jubeleus seu nome é conhecido como Enzara e seria sobrinha de Noé. 

História de Noé.

Noé foi um homem que venceu obstáculos que, para muitos, provavelmente seriam considerados insuperáveis. Ele atravessou e crítico periodo do dilúvio, obedeceu as ordens de Deus e obteve um lugar de honra na galeria dos heróis da fé. (Hb.11.7).
A sociedade que Noé viveu se encontrava tão afastada de Deus que aquele tempo veio a ser conhecido como os dias de Noé, expressão cunhada pelo próprio Senhor Jesus (Mt.24.37); e depois, repetida pelo apóstolo Pedro para aludir a um período de rebeldia (1 Pe.3.20).

A FÉ, A PERSONALIDADE E O CARÁTER DE NOÉ.

A Bíblia declara que Noé porém achou graças aos alhos do SENHOR (Gn.6.8), ou seja sua soma de virtude chamou a atênção de Deus, que o favoreceu.
Noé possuía uma sólida formação espiritual pois ele aprendeu de seu pai Lameque, muitos do que eles viram e ouviram a respeito de Enoque, do seu exemplo de vida como de suas mensagens.(Gn.5.24).


                                                   Um homem de Fé.
A fé de Deus em nós faz crer no incrível,ver o invisívele reolizar o impossível.
Fé é o fundamento da vida cristã, ou seja ser firme e confiante naquilo que Deus prometeu (Hb 11.1).
De fata que "sem fé é impossivel agradar a Deus".(Hb.11.6).
Quando Deus revelou a Noé que choveria, este simplesmente acreditou. Embora o dilúvio pudesse parecer algo impossível, a Bíblia declara que para Deus nada é impossível (Lc.1.37). Noé acreditou sem temer, duvidar ou mesmo desconfiar do altíssimo.
O dilúvio poderia ser visto como algo que se situava no terreno da impossibilidade para o patriarca, pois nunca antes chovera.
A verdadeira fé , entretanto, não depende de circunstâncias favoráveis para vislumbrar o improvável com alga concreto.
Ao contrário, muitas vezes, a nossa razão e os nossos sentidos naturais é que podem transformar-se em sérios impedimentos a nossa fé.

                                             Um homem de coragem.
Noé  foi corajoso, pois assumiu uma posisão contrária a todos de sua  época. Apenas a sua esposa, seus filhos e noras abrigaram-se com ele na arca. Ele teve coragem ao pregar a mensagem de advertência e juízo e ao falar ouzadamente em nome de Deus, na condição de pregoeiro de justiça.(2 Pe 2.5)
"sede fortes e corajosos " (Dt.31.6). No livro de juízes 6.12.Gideãoé encorajado :"O Senhor é contigo homem valente". Ele teve muita caragem e determinação ao obedecer uma complicada missão estipulada por Deus, de detruir o altar de baal e construir um para o Senhor.
Isso nos ensina : Que não devemos permitir que o desânimo nos impessa de avançar, de prosseguir  a jornada, não fugir das circunstâncias , ouvir as palavras de ânimo dita por Deus crendo que Ele está no controle.

                                          Um homem de temor.
A escritura declara que Noé, divinamente instruido acerca de acontecimento que ainda não se viam e sendo temente à Deus."Pela fé,Noé divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus. "(Hb.11.7).

  • Ter temor a Deus significa:
    • fazer tudo quanto seja possível para lhe agradar;
    • conseder prioridade a Ele e prestar-lhe culto ;
    • ter respeito e reverência a Ele.
Segundo as escrituras, o temor do Senhor é princípio da sabedoria (Sl  111.10). Essa foi uma grande marca dos cristãos da igreja primitiva, o que está resistrado em atos da seguinte maneira:"em cada alma havia temor" (At 2.43).

                                        Um homem obediênte.
Diante da ordem do Senhor,Noé obedeceu prontamente, sem discutir ou apresentar desculpas para Deus .Obediência é uma palavra que descreve muito bem o caráter desse patriarca. Ninguém pode ser corajoso, justo, fiel e temente aos alhos de Deus sem ser obediênte a Ele. De modo consciênte, Noé obedeceu a Deus, pois acreditou na palavra que Ele lhe disse e executou com fidelidade, tudo quanto lhe tinha ordenado.
Além de obediênte , Noé foi piedoso, pois enquanto preparava a arca, cuidava de advertir as pessoas do iminente perigo do dilúvio. Sua total obediência certamente não foi fácil, pois não poderia esquecer-se de qualquer detalhe da mununciosa tarefa que o Senhor lhe apresentara. Deus lhe disse que construisse uma arca dando-lhe as dimenções exatas, além de uma lista de materiais a serem utilizados:"E fez Noé conforme tudo o que o senhor lhe ordenara"(Gn7.5).
A obediência de Noé assegurou não somente a sua salvação, como também a de toda a sua famíla.
Obedecer não é somente dar ouvidos a Deus mais executar a tarefa do Senhor principalmente a santificação, de nos limpar de toda a imúndicia, do pecado dos maus pensamentos. Santificai-vos.

                                     Um homem de vida Santa.
Noé alcançou a graça de Deus e conseguiu manter um padrão de vida incorrupitível, mesmo vivendo em uma sociedade tão degenerada. Quando tudo o que o rodeava estava apodrecido e em trevas, ele viveu como luz no mundo e sal da terra (Mt.5 13-16).
A vida de Noé pode ser considerada um bom exemplo para nós cristãos, pois está de acordo com as recomendação que o apóstolo Paulo deu aos cristãos de Filipos:"Para que sejais irrepriencíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrumpida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."(Fp 2.15).

                                     Um homem perseverante.
Durante 120 anos Noé trabalhou na construção da arca, certo que o Senhor trabalhava em seu favor (Fp 1.6). A Bíblia declara que aquele que perseverá até o fim será salvo (Mt 10.22). 
A nossa volta, alguns  desanimam e deixam sua comunhão com Deus para  voltar a velha vida que levaram (Hb 10. 37-39).
Outros simplesmente se cansam de fazer o bem (Gl 6.9,10), e abandonam o seu ministério.
Porém o nosso Senhor não tem prazer algum em tais atitudes (Hb 10.38).
Em 2 co. 4.16-18, ao lermos nos encoraja pois Deus está consco, sabemos que mesmo que o nosso homem exterior se corrompa contudo o interior se renova  de dia em dia.


Fiquem na paz de Deus e nunca se esqueça que mesmo que o mundo te esqueceu Deus está contigo, te encinando cuidando de você, mais saiba que vale a pena obecer a Deus, pois quando nós damos um passopara Ele ele nos abênçoa, 
Graça e paz,

Maria Isabel.    

2 comentários:

  1. Bel,quer Jesus posa te abencoar na sua camiada e uando voce prescisar de uma amigo(a)para comversa primeiramente lembri-se de Deus e logo depois de mim.Deixo para a sua meditacao em:
    SALMOS 150 do 1 em diante.

    Ass:Lidiana com muito amor e carinho

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR, OBRIGADO POR SUA VISITA E COMENTARIO EM MEU BLOG, GOSTEI MUITO DE SUAS MENSAGENS E DO SEU BLOG, QUE O SENHOR ACRESCENTE CADA VEZ MAIS A UNÇÃO EM SUA VIDA PARA LEVAR A PALAVRA DE DEUS AS ALMAS. DEUS ABEÑÇOE VC E SUA FAMILIA GRANDIOSAMENTE.ABRÇOS DO IRMÃO.
    http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir